terça-feira, 21 de maio de 2024

A Festa da Santíssima Trindade

No primeiro domingo após o Pentecostes, a Igreja celebra o Domingo da Santíssima Trindade e nos ensina a confessar o mistério do ser de Deus.

Somos batizados em um único nome, o nome de Deus. Mas esse nome é “do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Há apenas um nome, apenas um Deus, mas há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como afirma o Credo Atanasiano “O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. Contudo não são três eternos, mas um único Eterno. Do mesmo modo não são três Incriados, nem três Incomensuráveis, mas um único Incriado e um único Incomensurável.” Este é o grande mistério da Santa Trindade. No primeiro domingo após o Pentecostes, a Igreja celebra o Domingo da Santíssima Trindade e nos ensina a confessar o mistério do ser de Deus.

Ao analisarmos os domingos anteriores na primeira metade do ano, notaremos que estes domingos lembraram eventos na vida de nosso Senhor. O Domingo de Pentecostes concluiu essas comemorações históricas. Os primeiros séculos testemunharam celebrações, principalmente em todo o Ocidente, em honra da Santíssima Trindade. Os papas Alexandre II no século XI e Alexandre III no século XII consideraram isso desnecessário e desencorajaram a observância, argumentando que a Santíssima Trindade era aclamada em todo o culto diário. O Papa João XXII (falecido em 1334) ordenou que esta festa fosse observada pela igreja universal, e no primeiro domingo após o Pentecostes (REED, 1947, p.519).

Ao concluir as celebrações históricas (Natal, Páscoa e Pentecostes), o Domingo da Santíssima Trindade, o oitavo dia de Pentecostes, fornece um clímax para a primeira metade do ano e confere uma base dogmática para os domingos na segunda metade, com suas mensagens sobre o ensino de nosso Senhor exemplificado na vida da igreja. Assim, ele ocupa uma posição central, concluindo o semestre de nosso Senhor e iniciando o semestre da igreja.

A cor litúrgica para a Festa da Santíssima Trindade é Branco, pois o branco simboliza pureza, perfeição, santidade, alegria, paz, luz. Aponta para o que é Deus: Santo, puro, perfeito, fiel. Além disso, O branco também nos ajuda a lembrar que, assim como Deus é puro, Ele também nos declara puros, pois nos promete: “Ainda que os pecados de vocês sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1.18).

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