quarta-feira, 15 de maio de 2024

A festa de Pentecostes - Luther Reed

  

 Esta é a terceira grande festa do ano cristão. O nome Pentecostes (cinquenta dias) tem origem na língua grega. Conforme usado na Septuaginta, refere-se à segunda grande festa judaica que ocorria cinquenta dias após a Festa da Páscoa. Originalmente, era uma celebração judaica da colheita do trigo. Posteriormente, passou a comemorar a entrega da Lei e o estabelecimento da religião judaica.

    A observância cristã desta festa é muito antiga. Hipólito, por volta de 217, possivelmente já a conhecia.

    Esta festa, que ocorre cinquenta dias após a Ressurreição de nosso Senhor, era considerada tão importante quanto a Páscoa na concepção da Igreja primitiva, compartilhando a popularidade dessa festa como um momento adequado para o batismo. Em alguns lugares, as considerações climáticas levavam a preferir o Pentecostes à Páscoa como a grande época para o batismo. A Igreja medieval desenvolveu muitos costumes em conexão com esta festa, incluindo o uso abundante de rosas e o emprego de trombetas na liturgia. A cor litúrgica para o dia é o vermelho, lembrando as línguas de fogo e também o sangue dos mártires, a "semente da Igreja".

REED, Luther D. The Lutheran liturgy: a study of the Common Service of the Lutheran Church in America. Philadelphia: Muhlenberg Press, 1947, p. 470-71

Nenhum comentário:

Postar um comentário