Para ajudar no estudo e reflexão sobre o Credo Atanasiano, apresento este guia,[1] que tem como objetivo destacar as sedes doctrinae[2] desse credo. Isso é importante porque os credos em si servem como regra de fé para a igreja cristã, sendo uma condensação dos princípios fundamentais da fé retirados das Escrituras. Por essa razão, devemos confiar neles e conhecer suas origens bíblicas.
Também
dividi o Credo em cinco partes que nos ajudam a compreender sobre os assuntos
que são tratados no Credo: Anátemas, Unidade da Trindade, Pessoas da Trindade,
Pessoa de Jesus Cristo e Obra de Jesus Cristo.
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Credo Atanasiano |
Referência nas Escrituas |
Anátemas |
Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a
verdadeira fé cristã. [3] |
João 14.6, Atos 4.12, Romanos 3.23-25, 10.13,
Hebreus 11.6 |
Aquele
que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente. |
Marcos 9.43, Romanos 2.6-8, 6.23, 1Coríntios 1.18,
Gálatas 3.10-11, 2Tessalonicenses 1.8-9, Apocalipse 21.8 |
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Unidade
|
E
a verdadeira fé cristã é esta, que honremos um único Deus na Trindade e a
Trindade na Unidade, não confundindo as pessoas nem dividindo a substância
divina. |
Gênesis 1.26, Deuteronômio 6.4, Isaías 43.10, Mateus
3.16-17, 28.19, Marcos 12.29, 12.32, João 10.30, 2Coríntios 13.14, Efésios
4.5, Tiago 2.19 |
Pois
uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; |
Mateus 3.16-17, Marcos 1.9-11, Lucas 3.21-22, João
1.18, 6.44, 10.15, 14.16-17, 14.26-27, 15.26, 16.7, 16.13-15, Atos 8.29,
10.19, 13.2-4, Romanos 8.27, 1Coríntios 8.6, Efésios 4.4-6 |
|
mas
o Pai, o Filho e o Espírito Santos são um único Deus, iguais em glória e
majestade eterna. Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo. |
Gênesis 1.2, 1.26, Êxodo 3.14-15, Isaías 44.6, João
8.58, 16.15, Atos 5.3-4, Romanos 8.9, 1Coríntios 12.4-6, Colossenses 2.9,
Hebreus 9.14, 10.29, 1Pedro 1.2, Apocalipse 5.13, 21.22-23 |
|
O
Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. |
Gênesis 1.1, Salmos 90.2, Isaías 40.28, João 1.1,
Efésios 3.10-11, Colossenses 1.17 |
|
O
Pai é incomensurável,[4]
o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável. |
1Reis 8.27, Salmos 113.4-6, 145.3, 147.5, Isaías 40.28,
Jeremias 23.24, Romanos 11.33, Efésios 3.8 |
|
O
Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. Contudo não são
três Eternos, mas um único Eterno. Do mesmo modo não são três Incriados, nem
três Incomensuráveis, mas um único Incriado e um único Incomensurável. |
Isaías 9.6, 48.12, Mateus 3.11, João 1.1, 1.3, Romanos
1.4, 1Coríntios 8.4, Colossenses 1.17, Hebreus 9.14, Tito 3.5-6, Apocalipse
1.8, 22.13 |
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Da
mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito
Santo é todo-poderoso; contudo, não são três Todo-Poderosos, mas um único
Todo-Poderoso. |
Gênesis 17.1, 18.14, Salmos 62.11, Mateus 19.26, Marcos
14.36, Lucas 1.35, João 5.21, 1Coríntios 8.4, 12.4, 12.11, Efésios 1.20-21,
3.20-21, Filipenses 3.20-21, Colossenses 2.9-10, Hebreus 1.3, 1Pedro 3.22,
Apocalipse 1.8, 4.8, 11.17, 15.3, 16.7, 16.14, 19.6 |
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Assim,
o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; todavia, não são três
Deuses, mas um único Deus. |
Gênesis 1.26, Isaías 9.6, Mateus 1.23, 28.19, João 1.1,
1.14, 6.27, 10.30, 20.28; Atos 5.3-4, 20.28; Romanos 9.5; 1Coríntios 2.10-11,
3.16, 6.19, 8.4; 2Coríntios 1.21-22, 3.17; Colossenses 1.15-17, 2.9; Tito
2.10 |
|
Deste
modo o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; entretanto,
não são três Senhores, mas um único Senhor. Visto que, segundo a verdade
cristã, nos importa confessar cada pessoa por sua vez como sendo Deus e
Senhor, é-nos proibido pela fé cristã dizer que há três Deuses e três
Senhores. |
Deuteronômio 6.4, Mateus 11.25, Lucas 2.11, Atos 10.36,
1Coríntios 6.14, 2Coríntios 3.17, Apocalipse 17.14 |
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Pessoas da
Trindade |
O
Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado. O Filho provém apenas do
Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo não foi feito,
nem criado, nem gerado pelo Pai e pelo Filho, mas deles procede. |
Gênesis 1.1, João 1.14, 1.18, 3.16, 3.18, 5.26, 14.26,
15.26, 16.7, 1Coríntios 8.6, Colossenses 1.16-17, 1João 5.20, Apocalipse 4.11 |
Logo,
é um único Pai, não são três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único
Espírito Santo, não três Espíritos Santos. |
Mateus 23.9, 1Coríntios 8.6, 12.13, Efésios 4.4-6 |
|
E
nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou
menor; mas todas as três pessoas são coeternas e iguais entre si; de modo
que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na
Trindade. |
Mateus 28.19, João 1.1-2, 10.30, 16.14-15, 17.5, 17.10,
Atos 5.3-4, 1Coríntios 12.11, Efésios 4.4-6, Hebreus 9.14 |
|
Portanto,
quem quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade. |
Mateus 28.19-20, João 3.18, 3.36, 8.34-38, Romanos 3.28 |
|
Pessoa
|
Entretanto,
é necessário para a salvação eterna crer também fielmente na humanação de
nosso Senhor Jesus Cristo. |
Mateus 1.23, João 1.14, 3.18, 6.40, Atos 13.38, Gálatas
4.4, Filipenses 2.6-8, 1Timóteo 2.5-6, 3.16 |
Esta
é, portanto, a fé verdadeira: crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus
Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem. |
Mateus 1.23, 3.17, 10.32-33, 17.5, Lucas 2.11, João
1.14, 3.18, 6.40, 8.58, Atos 13.38, Romanos 10.9, Gálatas 4.4, Filipenses
2.5-11, Colossenses 3.17, 1Timóteo 2.5-6, 3.16, Hebreus 5.5, 1Pedro 3.15,
2Pedro 1.17 |
|
É
Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos, e Homem da substância de
sua mãe, nascido no tempo; Deus perfeito e Homem perfeito, subsistindo em
alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que
o Pai segundo a sua humanidade. |
Mateus 26.38, Lucas 2.52, 24.39, João 1.1-3, 1.14,
5.23, 7.29, 10.30, 11.35, 12.27, 16.15, 17.24, 19.33-34, Atos 2.27, Romanos
1.3, Gálatas 4.4, Filipenses 2.5-11, Colossenses 1.16 |
|
Ainda
que é Deus e Homem, nem por isso são dois, mas um único Cristo. |
Romanos 5.15, 5.17, 1Coríntios 8.6, Efésios 4.5, 1João
2.22 |
|
Um
só, não pela transformação da divindade em humanidade, mas mediante a
recepção da humanidade na divindade. É, de fato, um só, não pela fusão das
duas substâncias, mas por unidade de pessoa. Pois, assim como corpo e alma
racional constituem um único homem, Deus e Homem é um único Cristo, |
Mateus 1.23, João 1.1, 1.14, Filipenses 2.5-8, Hebreus
2.14-17 |
|
Obra
de |
o
qual padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, no terceiro dia
ressuscitou dos mortos. |
Isaías 52.13-53.12, Romanos 3.25, 4.25, 6.4, 8.11,
1Coríntios 6.14, Gálatas 1.4, Efésios 1.7, Colossenses 1.20, 1Tessalonicenses
4.14, 5.10, Hebreus 2.17, 1Pedro 1.3, 2.24, 3.18-19, 1João 2.2 |
Subiu
ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a
julgar os vivos e os mortos. |
Salmos 110.1, Lucas 24.51, João 5.22, Atos 1.9, 1.11,
7.56, 10.42, 17.31, Romanos 8.34, 2Coríntios 5.10, Colossenses 3.1 |
|
E
quando vier, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e dar
contas de seus próprios atos, |
Jó 19.26, João 5.28-29, Romanos 14.12, Apocalipse 20.12 |
|
e
aqueles que fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que fizeram o
mal, para o fogo eterno. Esta é a verdadeira fé cristã. |
Mateus 7.17-18, 16.27, 25.31-46, João 5.28-29, 15.4-6,
Romanos 8.1-11, 2Coríntios 5.10, Efésios 2.8-10, Hebreus 11.6, Apocalipse
20.12 |
|
Aquele
que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo. |
João 3.18, Gálatas 1.8, 2 Tessalonicenses 2.15, Judas 3 |
[1] O guia originalmente foi elaborado
pelos autores do blog redeemedsb.org, que pode ser acessado clicando no
link (https://www.redeemedsb.org/blog/2016/6/23/assessment-of-the-athanasian-creed).
Embora a Redeemed South Bay seja uma igreja com
doutrinas heterodoxas, a fé expressa no Credo é comum a todos os cristãos, e os
textos usados para fundamentá-las são universais. Algumas referências não são
tão claras, conforme o conteúdo expresso pelo Credo, então foram ajustadas para
melhorar a relevância das Escrituras. Também foram adicionadas referências
bíblicas extras em alguns pontos para abordar questões que podem surgir,
especialmente para os leigos luteranos, como o conceito da justificação pela fé
sem as obras.
[2]
“Base de doutrina”, do latim sedes
doctrinae, é o termo aplicado a passagens claras das Escrituras que tratam
de doutrinas individuais e, portanto, são passagens de prova (dicta
probantia) para essa doutrina.
[3] A palavra “católica” é geralmente
traduzida por cristã, em parte para não confundir com a igreja romana, mas
principalmente para reforçar o fato de que ele é a confissão verdadeira de
qualquer cristão.
[4]
Em outras palavras, a
Trindade é ilimitada, ilimitada, imponderável, incompreensível e sem fim.
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