quinta-feira, 23 de maio de 2024

O Credo Atanasiano e as Sagradas Escrituras

Para ajudar no estudo e reflexão sobre o Credo Atanasiano, apresento este guia,[1] que tem como objetivo destacar as sedes doctrinae[2] desse credo. Isso é importante porque os credos em si servem como regra de fé para a igreja cristã, sendo uma condensação dos princípios fundamentais da fé retirados das Escrituras. Por essa razão, devemos confiar neles e conhecer suas origens bíblicas.

Também dividi o Credo em cinco partes que nos ajudam a compreender sobre os assuntos que são tratados no Credo: Anátemas, Unidade da Trindade, Pessoas da Trindade, Pessoa de Jesus Cristo e Obra de Jesus Cristo.

 


 

Credo Atanasiano

Referência nas Escrituas

Anátemas

Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã. [3]

João 14.6, Atos 4.12, Romanos 3.23-25, 10.13, Hebreus 11.6

Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente.

Marcos 9.43, Romanos 2.6-8, 6.23, 1Coríntios 1.18, Gálatas 3.10-11, 2Tessalonicenses 1.8-9, Apocalipse 21.8

Unidade
da Trindade

E a verdadeira fé cristã é esta, que honremos um único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, não confundindo as pessoas nem dividindo a substância divina.

Gênesis 1.26, Deuteronômio 6.4, Isaías 43.10, Mateus 3.16-17, 28.19, Marcos 12.29, 12.32, João 10.30, 2Coríntios 13.14, Efésios 4.5, Tiago 2.19

Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;

Mateus 3.16-17, Marcos 1.9-11, Lucas 3.21-22, João 1.18, 6.44, 10.15, 14.16-17, 14.26-27, 15.26, 16.7, 16.13-15, Atos 8.29, 10.19, 13.2-4, Romanos 8.27, 1Coríntios 8.6, Efésios 4.4-6

mas o Pai, o Filho e o Espírito Santos são um único Deus, iguais em glória e majestade eterna. Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo.

Gênesis 1.2, 1.26, Êxodo 3.14-15, Isaías 44.6, João 8.58, 16.15, Atos 5.3-4, Romanos 8.9, 1Coríntios 12.4-6, Colossenses 2.9, Hebreus 9.14, 10.29, 1Pedro 1.2, Apocalipse 5.13, 21.22-23

O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.

Gênesis 1.1, Salmos 90.2, Isaías 40.28, João 1.1, Efésios 3.10-11, Colossenses 1.17

O Pai é incomensurável,[4] o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável.

1Reis 8.27, Salmos 113.4-6, 145.3, 147.5, Isaías 40.28, Jeremias 23.24, Romanos 11.33, Efésios 3.8

O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. Contudo não são três Eternos, mas um único Eterno. Do mesmo modo não são três Incriados, nem três Incomensuráveis, mas um único Incriado e um único Incomensurável.

Isaías 9.6, 48.12, Mateus 3.11, João 1.1, 1.3, Romanos 1.4, 1Coríntios 8.4, Colossenses 1.17, Hebreus 9.14, Tito 3.5-6, Apocalipse 1.8, 22.13

Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; contudo, não são três Todo-Poderosos, mas um único Todo-Poderoso.

Gênesis 17.1, 18.14, Salmos 62.11, Mateus 19.26, Marcos 14.36, Lucas 1.35, João 5.21, 1Coríntios 8.4, 12.4, 12.11, Efésios 1.20-21, 3.20-21, Filipenses 3.20-21, Colossenses 2.9-10, Hebreus 1.3, 1Pedro 3.22, Apocalipse 1.8, 4.8, 11.17, 15.3, 16.7, 16.14, 19.6

Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; todavia, não são três Deuses, mas um único Deus.

Gênesis 1.26, Isaías 9.6, Mateus 1.23, 28.19, João 1.1, 1.14, 6.27, 10.30, 20.28; Atos 5.3-4, 20.28; Romanos 9.5; 1Coríntios 2.10-11, 3.16, 6.19, 8.4; 2Coríntios 1.21-22, 3.17; Colossenses 1.15-17, 2.9; Tito 2.10

Deste modo o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; entretanto, não são três Senhores, mas um único Senhor. Visto que, segundo a verdade cristã, nos importa confessar cada pessoa por sua vez como sendo Deus e Senhor, é-nos proibido pela fé cristã dizer que há três Deuses e três Senhores.

Deuteronômio 6.4, Mateus 11.25, Lucas 2.11, Atos 10.36, 1Coríntios 6.14, 2Coríntios 3.17, Apocalipse 17.14

Pessoas

da Trindade

O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado. O Filho provém apenas do Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e pelo Filho, mas deles procede.

Gênesis 1.1, João 1.14, 1.18, 3.16, 3.18, 5.26, 14.26, 15.26, 16.7, 1Coríntios 8.6, Colossenses 1.16-17, 1João 5.20, Apocalipse 4.11

Logo, é um único Pai, não são três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.

Mateus 23.9, 1Coríntios 8.6, 12.13, Efésios 4.4-6

E nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou menor; mas todas as três pessoas são coeternas e iguais entre si; de modo que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade.

Mateus 28.19, João 1.1-2, 10.30, 16.14-15, 17.5, 17.10, Atos 5.3-4, 1Coríntios 12.11, Efésios 4.4-6, Hebreus 9.14

Portanto, quem quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade.

Mateus 28.19-20, João 3.18, 3.36, 8.34-38, Romanos 3.28

Pessoa
de Jesus Cristo

Entretanto, é necessário para a salvação eterna crer também fielmente na humanação de nosso Senhor Jesus Cristo.

Mateus 1.23, João 1.14, 3.18, 6.40, Atos 13.38, Gálatas 4.4, Filipenses 2.6-8, 1Timóteo 2.5-6, 3.16

Esta é, portanto, a fé verdadeira: crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem.

Mateus 1.23, 3.17, 10.32-33, 17.5, Lucas 2.11, João 1.14, 3.18, 6.40, 8.58, Atos 13.38, Romanos 10.9, Gálatas 4.4, Filipenses 2.5-11, Colossenses 3.17, 1Timóteo 2.5-6, 3.16, Hebreus 5.5, 1Pedro 3.15, 2Pedro 1.17

É Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos, e Homem da substância de sua mãe, nascido no tempo; Deus perfeito e Homem perfeito, subsistindo em alma racional e carne humana. Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que o Pai segundo a sua humanidade.

Mateus 26.38, Lucas 2.52, 24.39, João 1.1-3, 1.14, 5.23, 7.29, 10.30, 11.35, 12.27, 16.15, 17.24, 19.33-34, Atos 2.27, Romanos 1.3, Gálatas 4.4, Filipenses 2.5-11, Colossenses 1.16

Ainda que é Deus e Homem, nem por isso são dois, mas um único Cristo.

Romanos 5.15, 5.17, 1Coríntios 8.6, Efésios 4.5, 1João 2.22

Um só, não pela transformação da divindade em humanidade, mas mediante a recepção da humanidade na divindade. É, de fato, um só, não pela fusão das duas substâncias, mas por unidade de pessoa. Pois, assim como corpo e alma racional constituem um único homem, Deus e Homem é um único Cristo,

Mateus 1.23, João 1.1, 1.14, Filipenses 2.5-8, Hebreus 2.14-17

 

Obra de
Jesus Cristo

o qual padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos.

Isaías 52.13-53.12, Romanos 3.25, 4.25, 6.4, 8.11, 1Coríntios 6.14, Gálatas 1.4, Efésios 1.7, Colossenses 1.20, 1Tessalonicenses 4.14, 5.10, Hebreus 2.17, 1Pedro 1.3, 2.24, 3.18-19, 1João 2.2

Subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Salmos 110.1, Lucas 24.51, João 5.22, Atos 1.9, 1.11, 7.56, 10.42, 17.31, Romanos 8.34, 2Coríntios 5.10, Colossenses 3.1

E quando vier, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e dar contas de seus próprios atos,

Jó 19.26, João 5.28-29, Romanos 14.12, Apocalipse 20.12

e aqueles que fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que fizeram o mal, para o fogo eterno. Esta é a verdadeira fé cristã.

Mateus 7.17-18, 16.27, 25.31-46, João 5.28-29, 15.4-6, Romanos 8.1-11, 2Coríntios 5.10, Efésios 2.8-10, Hebreus 11.6, Apocalipse 20.12

Aquele que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo.

João 3.18, Gálatas 1.8, 2 Tessalonicenses 2.15, Judas 3



[1] O guia originalmente foi elaborado pelos autores do blog redeemedsb.org, que pode ser acessado clicando no link (https://www.redeemedsb.org/blog/2016/6/23/assessment-of-the-athanasian-creed).

Embora a Redeemed South Bay seja uma igreja com doutrinas heterodoxas, a fé expressa no Credo é comum a todos os cristãos, e os textos usados para fundamentá-las são universais. Algumas referências não são tão claras, conforme o conteúdo expresso pelo Credo, então foram ajustadas para melhorar a relevância das Escrituras. Também foram adicionadas referências bíblicas extras em alguns pontos para abordar questões que podem surgir, especialmente para os leigos luteranos, como o conceito da justificação pela fé sem as obras.

[2] “Base de doutrina”, do latim sedes doctrinae, é o termo aplicado a passagens claras das Escrituras que tratam de doutrinas individuais e, portanto, são passagens de prova (dicta probantia) para essa doutrina.

[3] A palavra “católica” é geralmente traduzida por cristã, em parte para não confundir com a igreja romana, mas principalmente para reforçar o fato de que ele é a confissão verdadeira de qualquer cristão.

[4] Em outras palavras, a Trindade é ilimitada, ilimitada, imponderável, incompreensível e sem fim.

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