quinta-feira, 23 de maio de 2024

O Credo Atanasiano e as Sagradas Escrituras

Para ajudar no estudo e reflexão sobre o Credo Atanasiano, apresento este guia,[1] que tem como objetivo destacar as sedes doctrinae[2] desse credo. Isso é importante porque os credos em si servem como regra de fé para a igreja cristã, sendo uma condensação dos princípios fundamentais da fé retirados das Escrituras. Por essa razão, devemos confiar neles e conhecer suas origens bíblicas.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Breve história do Credo Atansiano

 


No próximo domingo, a Igreja Cristã estará celebrando um novo tempo: o tempo pós-Pentecostes. Este novo tempo começa de maneira especial, com a Festa da Santíssima Trindade. Após ter celebrado as três pessoas da Trindade individualmente (Natal, Páscoa e Pentecostes), a Igreja agora celebra o único e verdadeiro Deus - a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Uma das tradições atrelada à esta celebração é a recitação do Credo Atanasiano durante o Culto Divino.

terça-feira, 21 de maio de 2024

A Festa da Santíssima Trindade

No primeiro domingo após o Pentecostes, a Igreja celebra o Domingo da Santíssima Trindade e nos ensina a confessar o mistério do ser de Deus.

Festa de Pentecostes - Ano B (Lecionário)


No próximo domingo celebraremos a Festa Santíssima Trindade. Disponiblizamos os próprios para esta celebração. Clique no link a seguir para acessar o documento em

A Validade da Santa Ceia

Como luteranos, confessamos que o verdadeiro corpo e sangue de Cristo Jesus são verdadeiramente distribuídos e recebidos por aqueles que participam da Santa Ceia ou Eucaristia. Quando se fala a respeito da consagração do pão e do vinho, geralmente se diz que é o uso das palavras da instituição da Ceia que tornam o corpo e sangue de Cristo presentes no pão e no vinho. O próprio Martinho Lutero citou Santo Agostinho em seu Catecismo Maior, que disse: “quando a palavra se une à coisa externa, faz-se o sacramento.” Portanto, como diz Lutero, é a Palavra que faz e distingue esse sacramento.

Entretanto, embora a Palavra seja o cerne e indispensável para que se tenha o Sacramento do Altar, a teologia luterana não para por aí. Existem mais coisas que precisam ser levadas em consideração para que, de fato, se tenha o corpo e o sangue de Cristo Jesus presentes na Santa Ceia. Esses outros fatores precisam ser seriamente levados em consideração, caso contrário, a teologia de Martinho Lutero a respeito da Ceia seria inconsistente, visto que o próprio reformador nega que exista Santa Ceia em denominações que falam de uma suposta presença espiritual ou simbólica do corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. Diante disso, e como observaremos mais adiante, na teologia luterana não é apenas a Palavra que torna os elementos em sacramento.

Terça-feira de Pentecostes - Ano B (Lecionário)


Confira o lecionário para a Terça-feira de Pentecostes (Ano B)

quarta-feira, 15 de maio de 2024

A festa de Pentecostes - Luther Reed

  

 Esta é a terceira grande festa do ano cristão. O nome Pentecostes (cinquenta dias) tem origem na língua grega. Conforme usado na Septuaginta, refere-se à segunda grande festa judaica que ocorria cinquenta dias após a Festa da Páscoa. Originalmente, era uma celebração judaica da colheita do trigo. Posteriormente, passou a comemorar a entrega da Lei e o estabelecimento da religião judaica.

O Período de Pentecostes

Quarenta dias após a Páscoa (cf. Atos 1.3), a Igreja celebra a Ascensão de Nosso Senhor, que ascendeu aos céus não apenas como Deus, mas também como homem. O último domingo do período de Páscoa, celebrado como Pentecostes, foi adotado pelos primeiros cristãos para comemorar a primeira grande conversão de pessoas para Cristo (cf. Atos 2.1–41). 

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Liturgia para devoção particular ou familiar

A oração é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus. A oração do justo é poderosa e eficaz, sendo uma das principais armas de todo aquele que crê.

Podemos ser felizes porque Deus sempre ouve a oração daqueles que se aproximam com humildade. Sendo assim, disponibilizamos este material para auxiliar aqueles que buscam uma vida devocional ativa, através da leitura das Sagradas Escrituras e da oração. Que este material sirva como bênção em sua vida!

https://drive.google.com/file/d/15OTNt_HN6EPAYjyERp9BdNi09J6l4_7l/view?usp=sharing


Um Sermão sobre a Comunhão Fechada na Ceia do Senhor

Pastor da LCMS (Lutheran Church -Missouri Synod) distribuindo o Sacramento da Ceia do Senhor
Cada uma das leituras bíblicas de hoje diz respeito ao ofício do Santo Ministério, pelo qual Deus envia seus mensageiros com uma tarefa específica. O evangelho de Mateus afirma: “Eis que eu envio adiante de você o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de você” (Mateus 11.10). Da Profecia de Isaías: “Uma voz diz: ‘Proclame!’ E alguém pergunta: ‘Que hei de proclamar?’ Toda a humanidade é erva, e toda a sua glória é como a flor do campo. A erva seca e as flores caem, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” (Is 40.6, 8). E da primeira Epístola aos Coríntios: “que todos nos considerem como ministros de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer destes encarregados é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Co 4.1-2).

Quando os luteranos começam a rejeitar o luteranismo

     

A partir de 2011, passei dois anos entrevistando mais de 400 ex-evangélicos para minha tese de doutorado. O objetivo da pesquisa era descobrir os intrincados detalhes do que acontece quando uma pessoa deixa o evangelicalismo e se torna luterana.

É tudo uma questão do que você acredita

     

No decorrer de um culto, os fiéis notam a maneira como os pastores conduzem as cerimônias do Culto Divino, embora não consigam dizer com precisão cada significado de cada ação. Enquanto um pastor pode adotar uma abordagem mais 'folclórica' em sua condução, outro pode optar por uma abordagem mais formal. Alguns rituais são executados com grande solenidade, enquanto outros são realizados de forma mais informal, com um toque pessoal.

O que é a adoração?



Pela fé, Deus quer ser adorado de tal maneira que dele recebamos o que ele promete e oferece (Apologia da Confissão, Art. IV, p.164).

O Objetivo do Serviço Divino

     

Por que os cristãos vão à igreja? Tenho certeza de que todos nós temos outras coisas que poderíamos fazer em uma manhã de domingo em vez de ir a um prédio, cercado por outros cristãos, para dizer algumas palavras e cantar algumas canções - certo? O que falta aqui é uma compreensão da importância da adoração [culto]. Nem sempre estamos conscientes sobre exatamente porque adoramos e exatamente o que deve acontecer quando o povo de Deus se reúne. Estas questões, no entanto, são centrais para a vida cristã. Não somos chamados a viver nossa vida cristã de forma isolada ou desprovidos da reunião dos crentes. Somos chamados a nos reunirmos em comunidade para adorar o Deus que nos criou, que nos redimiu, que nos reconciliou consigo mesmo e com os outros. A questão da finalidade da adoração, em particular, diferencia várias tradições cristãs umas das outras. Antes de examinar aspectos físicos da liturgia cristã na tradição luterana, temos que primeiro avaliar o estado atual do culto na igreja contemporânea.

O uso de vestimentas e objetos litúrgicos após a Reforma Luterana



     Quanto a aparência e implementação do culto, o luteranismo no centro e norte da Alemanha manteve as cores litúrgicas, vestimentas e o uso de cálices (para a celebração eucarística) conforme a igreja antiga. Além disso, a missa evangélica resgatou uma boa parte da riqueza e das ações litúrgicas católica; resgatou o canto do padre e do povo, e principalmente a língua latina, mesmo que não na medida da sua utilização na igreja Pré-Reforma. Paralelamente, às ações litúrgicas, o mobiliário e os utensílios da igreja foram retidos até certo ponto, desde a pia batismal, os quadros até os estandartes e bastões de procissão.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Dez motivos pelos quais usamos a liturgia

A liturgia é a ordem de culto que usamos, incluindo as leituras fixas ou assinaladas para cada domingo ou dia festivo. Há pelo menos dez motivos pelos quais usamos a liturgia:

Quando Deus bate e nós dizemos não!


Estudando o texto do Evangelho deste domingo (Lucas 11.5-8), gostaria de dizer desde o início que ele pode ser interpretado de duas maneiras. Se o lermos de forma direta, pode parecer que este texto trata de Deus, cansado de nossos pedidos. Ele realmente não quer nos ajudar, Ele quer descansar, mas nós batemos com tanta força em sua “porta celestial” que Ele é obrigado a acordar e responder às nossas orações e nos dar o que lhe pedimos.